Ainda não é cliente?

Experimente Grátis por 30 dias!

Notícias
  • Comunicados e acontecimentos gerais

  • OAB/SC e TRE/SC assinam memorando de entendimento para formalizar parceria nas ações de fiscalização na eleição suplementar do município de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí
  • 02/06/2021 08:42:43

    O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, junto ao presidente da Junta Diretora da Conferência Americana de Órgãos Eleitorais Subnacionais para Transparência Eleitoral (CAOESTE) e conselheiro estadual, Marcelo Peregrino, receberam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Fernando Carioni, nesta segunda-feira (31) para assinatura do memorando de entendimento firmado com a Seccional.
    .
    O documento formaliza a parceria entre o Tribunal e a Ordem Catarinense para o desenvolvimento de ações de fiscalização na eleição suplementar de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí. A assinatura do termo visa garantir a lisura e transparência do processo eleitoral. Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, essa parceria mostra a força da entidade, uma vez que o advogado é indispensável à administração da justiça. “Ao firmar iniciativas como essa, garantimos eleições mais justas e transparentes e reforçamos a atuação da Ordem na manutenção da democracia”, confirmou.
    .
    O pleito para escolher os novos prefeito e vice-prefeito de Petrolândia está marcado para o próximo dia 13 de junho e terá a presença de autoridades internacionais do Transparencia Electoral. Os representantes internacionais farão parte do evento Integridade Eleitoral: Observação das Eleições Suplementares de Petrolândia, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC).
    .
    Atuação da Seccional
    .
    Com a assinatura do memorando, a OAB/SC ficará responsável pela auditoria de verificação de funcionamento das urnas eletrônicas, bem como incentivará a efetiva participação dos advogados catarinenses na fiscalização de todo o processo eleitoral. A Seccional também poderá atuar como observadora da eleição para fiscalizar a regularidade dos trabalhos desenvolvidos nos locais de votação.
    .
    A Ordem catarinense, ainda, poderá acompanhar os trabalhos de totalização das eleições na sede do TRE/SC e realizar a auditoria final de apuração da eleição. É permitido tanto à OAB/SC quanto ao Tribunal, de comum acordo, propor procedimentos que garantam a lisura das eleições e que possibilitem o máximo de transparência durante todo o processo eleitoral.

    Fonte: OAB Santa Catarina

    • Fale com a OAB

      (48) 3259-6301

      saojose@oab-sc.org.br

      Avenida Tomé de Souza Oliveira, 42
      Próximo à Subestação da CELESC
      Kobrasol II - São José/SC
      Cep: 88108-350

    • Redes Sociais

    © 2014 OAB Todos os direitos reservados