• Subseção de São José completa 33 anos de instalação
  • 14/10/2020 17:06:02

No dia 14 de outubro de 1987 foi instalada a 28° Subseção da Seccional de Santa Catarina, no município de São José, criando uma representação da OAB em nossa Comarca. A instalação teve caráter provisório, na gestão do Harry Egon Krieger a frente da OAB/SC. Em 17/02/1987 foi criada, quando inicou seu trabalho de representação dos advogados josefenses.

Ao longo dos anos, a Subseção esteve sob a presidência de aguerridos e dedicados advogados, que construíram o alicerce de uma história sólida e que vem se fortalecendo a cada ano.

Foram presidentes de 28° Subseção:
    - Dr. Sílvio Saul Muller (1986-1988), (1988-1990), (1993-1994)
    - Dr. Edilson Werlich (1991-1992)
    - Dr. José Ventura (1995-1997), (1998-2000), (2001- 2003)
    - Dr. Joares Vieira Thives (2004-2006), (2007-2009)
    - Dr. Giovani Rodrigues Mariot (2010-2012), (2013-2015)
    - Dra. Edna Pereira Rodrigues (2016)
    - Dr. Jorge Alencar Paixão de Bairros (2017-2018)

No ano de 2019, com a proposta da nova gestão, o foco esteve na oferta de capacitação aos advogados e acadêmicos de direito, onde quase 1.100 inscritos estiveram em palestras, congressos e seminários, além da realização de atividades e campanhas junto da CAASC. Além disso, a construção de procedimentos administrativos internos, a abertura de uma agência da Sicoob Advocacia somam na concretização dos objetivos traçados.

O ano de 2020 trouxe grandes desafios com a pandemia da Covid-19 para toda a sociedade e a Subseção precisou reinventar a forma de seguir próxima dos advogados. As reuniões de conselho, as reuniões das comissões, eventos e tomada de juramento para o credenciamento como advogado passaram a ser virtuais, assim como os meios de contato e envio de informações se intensificaram através das redes sociais, whatsapp e o site. Para auxiliar os colegas, a Subseção também recebeu uma unidade do escritório compartilhado da CAASC que, mesmo na pandemia, tem um espaço adequado e com instruções para uso cumprindo as normas sanitárias de mitigação de contágio.

Ao longo destes 33 anos, a Subseção se São José cresceu em número de advogados inscritos, contando com quase 2.500 mil advogados credenciados. Este crescimento também se deu pela atuação institucional dentro do sistema da OAB e junto de órgãos e instituições do judiciário, legislativo e executivo da Comarca.

A frente da atual gestão (2019-2021), a Dra., Herta de Souza comemora esta data junto da diretoria, membros do Conselho e advogados das comissões temáticas.

“Tenho muito Orgulho de estar à frente da Subseção de São José nesta data tão importante que é o aniversário de 33 anos fundação, juntamente com a Diretoria, Conselho, Coordenadoria de Comissões e Comunicação Social, Comissões Temática, Colaboradores, que fazem desta Subseção destaque. Atualmente entre as 50 Subseções existes  a 28º Subseção de São José está entre as 5 maiores no estado, e sua história foi construída por aqueles que me antecederam e que já fizeram parte e que fazem parte desta Intuição atualmente. Parabéns  por toda luta e vitórias conquistadas em prol da Advocacia Josefense e de nossa querida subseção de São Jose da Terra Firme. Sou Grata pela oportunidade de fazer parte dessa história de sucesso!”

São mais de três décadas dedicadas à advocacia josefenses, com desafios superados e com projetos e propostas para se concretizarem. Nossa Subseção saúda aos colegas advogados e advogadas, destacando a importância de todos para o fortalecimento da nossa instituição.

Fonte: OAB São José