• Evento: A Mulher Negra na Advocacia e a Política de Cotas no Ensino Superior Catarinense
  • 28/10/2019 23:09:51

A Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB de São José promove o evento: "Evento: A Mulher Negra na Advocacia e a Política de Cotas no Ensino Superior Catarinense", dia 28/11, as 19 horas, no Auditório da Faculdades
    Anhanguera - São José. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/a-mulher-negra-na-advocacia-e-a-politica-de-cotas-no-ensino-superior-catarinense__699586
    Será fornecido certificado de 3 horas/aula.

Palestra: Resistência: Os Desafios da Mulher Negra no Judiciário Catarinense.
    Dra. Caroline Vizeu – Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2018). Advogada com atuação em Direito Público e Contencioso Cível. Pós-graduanda lato sensu em Processo Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.

Palestra: Política de Cotas Raciais
    Dra. Emiko Liz Pessoa Ferreira – Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1994). Especialização em Processo Civil pela Fundação José Arthur Boiteux/UFSC. Mestre em Educação pela UFSC – Dissertação: Estudantes negros(as) egressos(as) das políticas de ações afirmativas: Um olhar sobre a pós-graduação. Membro do grupo de pesquisa ALTERITAS/UFSC. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional – São José e Professora de Direito Civil E Processo Civil da mesma Faculdade. É proprietária do Escritório Particular de Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: família, mediação, acesso a Justiça, responsabilidade civil, ações afirmativas e racismo. É vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC e Comissão da verdade sobre a escravidão negra no Brasil da OAB/SC e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC.

Justificativa:
    Passados 135 anos da mal fadada abolição, ainda precisamos discutir a fundo o roblema do racismo no Brasil, que impede o acesso e recusa as oportunidades que o aparato estatal deve prestar aos cidadãos e as cidadãs. O Estado brasileiro ainda está longe de prestar aos seus a garantia de direitos mínimos e assistência necessária, cravadas na CFRB/88, o que causa ainda um profundo hiato nas relações pessoais e institucionais. Nessa toada, identificamos como provado está por fontes sérias de pesquisa, levantamento e amostras, destaco duas para ilustrar: DIEESE e IBGE, que apontam sistematicamente as desigualdades que o racismo ainda apresenta, no rol dessas desigualdades, a questão da mulher negra e a sua colocação no mercado profissional, literário e acadêmico, não é surpresa para ninguém, nem mesmo aos que tentam propor outros discursos.

Essa situação é encontrada também no sistema de Justiça brasileiro, em especial em Santa Catarina, onde se observa que mulheres negras, advogadas, ainda não estão, sequer, representadas na proporção que se pode imaginar com possível para uma realidade. No que toca à advocacia, é de se notar que os problemas e acomodação do Poder Judiciário merece destaque, críticas, conversas e entendimentos para apontar soluções.

Com tal propósito, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 28ª Subseção da Ordem dos advogados de São José –SC, levanta o debate para discutir as políticas públicas com um olhar específico sobre a questão da mulher negra e a invisibilidade a elas destinadas, para provocar ações propositivas, e ao mesmo tempo estimular a partir de diálogos, que outras mulheres negras possam se ver representadas, bem como, provocar a sociedade de uma forma geral para a importância de se fazer traduzir a igualdade formal em igualdade material, pois assim teremos reais oportunidades de nos constituirmos como uma nação verdadeiramente soberana, que pensa os seus na sua totalidade com representação, respeito e dignidade.

As inscrições são gratuitas, com pagamento por consumação no local e deverão ser realizada pelo formulário online através da plataforma sympla: https://www.sympla.com.br/a-mulher-negra-na-advocacia-e-a-politica-de-cotas-no-ensino-superior-catarinense__699586

O evento é uma promoção da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Faculdades Anhanguera e da CAASC.

Fonte: OAB São José