• ​São José participa do I Colégio Regional de Presidentes da Grande Florianópolis
  • 27/06/2019 19:35:04

O Colégio Regional de Presidentes das Subseções da OAB/SC esteve reunido em Biguaçu na tarde desta quarta-feira (24). O encontro aconteceu no campus local da Universidade do Vale do Itajaí com a presença de integrantes das diretorias da Ordem, da Escola Superior da Advocacia e da CAASC.
    O anfitrião do evento foi o presidente da Subseção de Biguaçu, Carlos Eduardo Marinho, que também recebeu os presidentes de São José, Herta de Souza; de Palhoça, Leandro Rachadel; e de Tijucas, João Azzi.
    O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, liderou a comitiva, da qual também participaram o vice-presidente, Mauricio Voos; o secretário-geral, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral adjunta, Luciane Mortari; o diretor-tesoureiro, Juliano Mandelli; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; a coordenadora geral adjunta das comissões da OAB/SC, Clarissa Medeiros Cardoso; o diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Motter Borges, a coordenadora do comitê regional de fiscalização da Grande Florianópolis, Ariane Angioletti e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Arthur Bobsin.
    Em sua fala, Horn apresentou a estrutura da Ordem e incentivou que todos conheçam os serviços disponíveis. “Vamos discutir os temas de interesse da advocacia e os assuntos que são objeto da nossa pauta, e também apresentar o sistema como um todo. Nosso setor de Fiscalização do exercício profissional está à disposição, os colegas precisam saber como denunciar. Nosso Tribunal de Ética e Disciplina, nosso plantão 24h do processo eletrônico, o programa Conversa com a Advocacia para abrir contato direto de debate de nossa profissão, as salas de atendimento, hoje são mais de 200 no Estado inteiro. Os descontos à jovem advocacia, os planos da OABPrev e do Sicoob Advocacia, o contato via whatsapp com envio de informações do dia-a-dia da Seccional. São todas informações importantes que contribuem para que possamos entregar o melhor nesse trabalho voluntário ao qual nos propusemos”, ressaltou.
    A presidente da CAASC, Claudia Prudêncio saudou a todos e disponibilizou a Caixa para quaisquer projetos que venham a surgir. “Estamos reunidos para trocar ideias sempre em prol da advocacia. Essa é uma tarde proveitosa em que poderemos ouvir as demandas de vocês e buscar aprimoramento. Contem sempre com a Caixa de Assistência”, comentou.
    Já o anfitrião, Carlos Eduardo Marinho, destacou a importância do evento regionalizado. “É uma honra recebe-los aqui e a Subseção se sente muito prestigiada. Este é o primeiro Colégio Regional em nossa cidade e estamos à disposição para tratar dos assuntos relativos à advocacia local, assim como em busca de soluções como a Defensoria Dativa, por exemplo, que julgo ser uma luta de todas as Subseções e da Seccional”, resumiu.
    O diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, Marcus Vinícius Motter Borges, apresentou as principais atividades já desenvolvidas pela Escola, que têm o objetivo de alcançar todo o Estado e entregou um plano anual de capacitação voltado às Subseções que participam do Colégio Regional do Litoral. “Fizemos a ‘Pesquisa Conectados’, para reunir as particularidades de cada região e programar conteúdos exclusivos, elaborando a pauta de cursos de acordo com a realidade e necessidade de cada Subseção. Também o Projeto Aprimorar, o Curso de Iniciação à Advocacia, e diversas ações que estamos desenvolvendo”, enfatizou.
    Já a coordenadora do Comitê Regional de Fiscalização da Grande Florianópolis, Ariane Angioletti, apresentou o fluxograma da atuação da fiscalização e os caminhos a serem adotados para as denúncias recebidas. “Trabalhando de maneira regionalizada, com fiscais em cada Subseção, vamos agir em equipe, despersonalizando as atividades de fiscalização e pedagógicas, criando um fluxo que também traz segurança aos colegas que se colocam à disposição ara trabalhar no Sistema de Fiscalização de maneira voluntária”, ressaltou a coordenadora.
    Na pauta, estiveram temas como as Salas de apoio com autoatendimento, redução de prazo de tramitação dos processos de inscrição nas Subseções, comissão de reformulação e ampliação da transparência com envolvimento das Subseções, programa anuidade zero do Conselho Federal, sustentação oral a distância nos processos que tramitam no CFOAB, a padronização e utilização da imagem da marca OAB, apresentação da ESA e diplomação de seus coordenadores, atuação dos Cartórios Extrajudiciais, centralização das Turmas Recursais, advocacia dativa: desafios e perspectivas, atuação do CEJUSC na Justiça Comum, além de assuntos específicos da região.
    A presidente da Subseção de São José, Herta de Souza, destacou a importância das reuniões regionais: “Os colégios de presidentes são importantes para a congregação das subseções e para a discussão dos assuntos comuns na advocacia catarinense. Contudo, a realização do colégio regional nos dá a oportunidade de colocar em discussão assuntos mais específicos de cada região, com a troca de informações e de vivências entre as subseções mais próximas. Além disso, as reuniões da ESA, coordenação de comissões e da OAB Jovem aproximam os advogados, tornando mais facilitado o trabalho conjunto e coordenado”.

Fonte: Oab São José, com informações da OAB Santa Catarina.